É PRECISO ESTAR NA PORTA

ATOS 3
1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona.
2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam.
3 Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa.
6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda


   Introdução:  Esta passagem bíblica nos mostra algo maravilhoso para nossas vidas, nos conta a história de um homem que todos os dias estava na porta do templo chamada Formosa, mais ele não sabia que aquele seria o último dia que ele estaria ali, mais há alguns pontos que  devemos observar para entender porque aconteceu o milagre na vida daquele homem.

  1. À hora da oração, a nona (vs. 1).
O primeiro ponto que devemos observar é que para poder acontecer o milagre na vida daquele homem, Pedro e João deveriam ter uma vida de oração e isso eles tinham, a bíblia nos diz que eles estavam indo ao templo à hora da oração, então eles só poderia estar indo para orar, isso é algo que tem faltado na vida da igreja nos últimos dias, uma vida de oração, de busca pelo Senhor, não costumamos ver mais milagres nos nossos dias porque tem faltado o compromisso da oração em nossas vidas, falta uma vida devocional, estamos mais preocupados com as coisas deste mundo, coisas materiais e esquecendo as espirituais. Deus tem milagres para realizar nas nossas vidas e através das nossas vidas, mas precisamos estar em comunhão com ele em todo tempo de nossas vidas.

     2. Era carregado um homem coxo de nascença (vs. 2).

Outro ponto muito importante á se observar é que existia alguém que se importava com aquele homem, pois a bíblia diz que todos os dias ele era carregado para a porta do templo, não diz que era uma vez por semana, ou de mês em mês, mais todos os dias. Isso é algo que está faltando hoje nos nossos dias, preocupação pelas vidas que estão perecendo, a nossa preocupação é só com nosso próprio umbigo, não damos valor ao que diz a bíblia sagrada, que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos, é muito fácil amar alguém que os ama, quem nos faz o bem, mais nos esquecemos de amar aqueles que realmente precisam ser amados, que precisam de uma demonstração de afeto, carinho, atenção. Vamos analisar a nossa vida: responda a si mesmo, quantas vezes durante esse mês você visitou um irmão que estava enfermo? Quantas vezes nesse ano você já levou um prato de comida a alguém necessitado? Pela sua resposta você pode avaliar o amor que você sente e demonstra pelo seu próximo. Nós devemos sofrer as aflições uns dos outros, devemos carregar aqueles que estão fracos, caídos, orar pelos enfermos, alimentar os famintos, esse é o mandamento do Senhor para nós.

     3. Quem quer o milagre, precisa tomar a iniciativa (vs. 3).

Note que o homem é quem pede algo de Pedro e João, ele é quem toma a iniciativa, age, muitas vezes queremos algo mais estamos tão acomodados que não conseguimos tomar a iniciativa para recebermos, talvez se ele não tivesse pedido não teria recebido o milagre naquele momento, teria deixado passar a benção. Outro exemplo de alguém que não deixou par outra hora sua vitoria foi Jacó (Gn 33.24-31), segurou o anjo até que ele o abençoou, quando viu o anjo ele se agarrou no anjo não o contrário, nós é que precisamos tomar a atitude diante de Deus, levante-se e tome uma posição e Deus vai honrar a sua fé.


     4. Quem quer ser usado por Deus precisa ter uma vida irrepreensível (vs. 4).

Pedro ao ver o coxo não disse pra ele olhar pra Jesus, olhar para Deus, mas olhar para eles, isso é tremendo, pois se o homem olhasse para eles e visse algo que não estava de acordo com Deus, que o levasse a duvidar ele não teria recebido seu milagre, é preciso que tenhamos um bom testemunho para dar para que nada possa nos acusar e impedir a benção daqueles que precisam dela devemos ser a geração que não se envergonha de Deus e que vive de maneira que Deus reflete em nós a sua luz e quem olhar para nós vai ver a possibilidade do milagre para sua vida.

    CONCLUSÃO

O mais interessante nessa passagem é que o homem estava na porta, todos os dias ele estava na porta foi por isso que ele recebeu o seu milagre, porque ele estava na porta, dai eu fico imaginando, porque ele não estava dentro do templo pra receber seu milagre? Porque ele tinha que ficar na porta?
Para entender o porquê disso é preciso analisarmos outra passagem bíblica que se encontra em João 10.9 que diz: 
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”
Jesus está afirmando que ele é a porta, e se ele é a porta não há lugar melhor para se estar a não ser na porta, ou seja, em Jesus, então quando a bíblia diz que o homem está na porta podemos conjeturar que ele estava em Jesus e que por isso ele recebeu seu milagre, ele não estava esperando em outro lugar a não ser em Deus, era nele que se encontrava a esperança, em Jesus. Agora imagine comigo se naquele dia o homem não está na porta? Se naquele dia o homem decide que não vai à igreja, se naquele dia ele falta o culto das três da tarde, será que ele teria recebido seu milagre?
Precisamos estar na porta, ou seja, precisamos estar em Cristo, é dele que vem o nosso milagre, a nossa vitória, a nossa cura, estejamos em Cristo e ele estará em nós e assim seremos mais que vencedores em nome do Senhor Jesus.
Que Deus te abençoe grandemente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrindo mão da promessa para ser amigo de Deus

Deus não vê como o Homem!!

NATANAEL DEBAIXO DA FIGUEIRA